Quando o Steel Frame chegou no Brasil e sua historia? Aqui ainda este método é considerado novo, pois, em meados dos anos 90 foi quando o Steel Frame chegou no Brasil. No entanto, a sua história começou muito antes disso.
Considerado um sistema recente no nosso país, ele revolucionou a construção civil no mundo, já possuindo mais de 100 anos de história e muito sucesso.
Um sucesso que o coloca como protagonista também de diversas situações pós-catástrofes.
Neste artigo você vai saber também de onde essa tecnologia veio, quando surgiu, como ela ajudou vários países e vem ajudando o Brasil desde que chegou aqui.
Como o Steel Frame ou Light Steel Framing foi criado?
Índice de Conteúdo
Para falar da criação, primeiro precisamos falar do Wood Framing (estrutura de madeira). Porque é o sistema que deu a origem na criação do que conhecemos hoje.
O Wood Frame foi criado a mais de 150 anos, no século XIX, nos Estados Unidos. Nessa época ainda era colônia, ocupado pelos ingleses que habitavam o território naquela época.
Os problemas daquela época eram parecidos com os de hoje. As pessoas queriam construir suas casas o mais rápido possível, porém, gastando pouco, e que ao mesmo tempo tivesse alta qualidade e também resistência aos fenômenos naturais.
Até na revolução industrial, a madeira era uma das principais matérias primas na construção. O manuseio do aço só tornou-se viável tempos mais tarde.
A partir da 2 Guerra Mundial é que os pré-fabricados (sistemas de montagem) evoluem e ganham bastante força. Métodos construtivos são testados nessa época a fim de aumentar a produtividade, velocidade de construção e racionalização do projeto.
O método Wood Frame, consistia em um esqueleto de ripas de madeira, que foi possibilitado a partir de inovações nas maquinarias e serrarias mecânicas.
As máquinas permitiam ter bitolas de madeira muito finas e produzidas com maior rapidez. Desse modo, a introdução de técnicas industrializadas foi permitindo uma construção mais barata. Além disso, também sendo capaz de ser facilmente montada e desmontada.
Industria do aço
Por volta da metade do século XX, a industria de aço se desenvolve para suprir o déficit habitacional. Além de que as empresas metalúrgicas tinham obtido grande experiência na utilização do metal, devido ao esforço da guerra.
Entretanto, foi só com a tecnologia dos Aços Galvanizados que começa gradualmente a substituição da madeira. Porque inicia uma disponibilização de aços ao mercado, com menores espessuras e maior resistência à corrosão.
O grande impulso foi dado nos anos 1980, porque a exploração de florestas antigas foi vedada para a indústria madeireira.
Em 1991, a madeira usada nas construções subiu 80% em quatro meses. Dessa forma, levou também muitos construtores a passar a usar o aço imediatamente.
O emprego em massa no ramo do Steel Frame ocorre na década de 90. Impulsionado pelo aumento no custo da madeira, o mercado passou de 500 casas construídas em 1992 para 500.000 em 2004.
Qual a diferença entre Wood Frame e Steel Frame?
“Wood” é madeira e “Steel” é aço.
O que muda basicamente é a estrutura, onde no Wood Frame é projetada para ser em madeira, e no Steel Frame é projetada para ser em Aço Galvanizado.
O conceito do sistema Frame foi criado naquela época do século XIX, porém a estrutura era somente com madeira. Tempos depois, com a evolução e a necessidade, o rumo partiu também para a uma estrutura de Aço Galvanizado.
Quando o Steel Frame chegou no Brasil?
Foi na década de 1990 que o sistema finalmente chega no Brasil.
Atualmente o Steel Frame no mercado brasileiro desenvolveu-se bastante, contudo, ainda passa por aceitação no mercado.
Neste lugar, a cultura do tijolo e cimento tem raizes profundas. Porém, tanto na procura pela técnica quanto na cadeia de fornecedores, hoje no Brasil, os componentes são todos fabricados aqui mesmo e com garantia de qualidade, gerando até concorrência entre empresas.
Não temos dados precisos quanto ao aumento real do uso do Steel Frame no Brasil. No entanto, o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), que acompanha os números do aço no país, informa que o consumo de galvanizados na construção, cresce num ritmo constante mesmo em épocas de crise.
Crescimento do Steel Frame
Desde 2014 o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), realiza pesquisas com fabricantes de perfis galvanizados para Light Steel Frame (LSF) e para Drywall. O objetivo é traçar um panorama do segmento e acompanhar a sua evolução.
Na pesquisa de 2018 foram contatadas 27 empresas fabricantes de perfis Light Steel Frame espalhadas em todo o Brasil.
A evolução do faturamento bruto para produção dos perfis de aço galvanizado foi de 15,7%. Dados comparados de 2016 x 2017.
Realizando o comparativo entre os dados declarados de produção (volume) entre 2016 e 2017, percebe-se um aumento de 10% na fabricação de perfis para Light Steel Frame.
Desta forma, quase 75% dos fabricantes pesquisados mostram-se otimistas em 2018, esperando um crescimento em relação ao ano passado (2018/2017).
O mais interessante é que esse crescimento é sustentável, porque é um método de obra menos poluente, e que não precisa de água. Além disso, utiliza menos energia elétrica na sua fase de construção e também depois na ocupação. Veja mais sobre Crescimento sustentável Steel Frame Clicando aqui
Na visão dos fabricantes, a falta de conhecimento do mercado sobre o sistema, continua sendo o principal fator que dificulta o desenvolvimento do setor.
O que percebemos, é que realmente a cultura brasileira está enraizada no estilo tradicional de construção (alvenaria), e isso faz com que ainda o Steel Frame não seja muito comum em nosso país. Porém, esse cenário começa a dar indícios de que num futuro muito próximo, o sistema vai ser sucesso aqui também como já é nos países mais desenvolvidos.
Steel Frame ajudando na reconstrução no mundo.
Após a bomba atômica que atingiu a cidade de Hiroshima deixando milhares de vítimas em 1945, o país foi um dos primeiros a utilizar deste sistema porque é uma construção muito mais rápida.
Além disso, se tornou como dos principais sistemas também porque tem uma estrutura flexível, a prova de terremotos.
Uma tragédia aconteceu da mesma forma aqui perto, em 2010 no Chile, quando o país foi atingido por um terremoto seguido de um tsunami. Isso fez com que o país adotasse também o método mais eficiente. Sendo assim, hoje mais de 60% das construções são feitas neste processo.
Outros países como Canadá, austrália e Estados Unidos também utilizam em larga escala.
Abaixo um vídeo mostra um edifício sendo montado em apenas dois dias no Japão.
Perspectiva no Brasil
Hoje o Steel Frame ou Light Steel Frame ainda é pouco usado nas construções no Brasil, por volta de 2%. Portanto, é um número muito pequeno para um país com grande potencial e que quer ser referência neste segmento.
Existe um lado bom nisso, porque vemos um grande potencial de crescimento. Por exemplo, para estudantes e profissionais que querem trabalhar nessa área, consequentemente, possuem a chance de sair na frente e virar referência de mercado.
Algumas vantagens do sistema que vem ajudando construtores e proprietários no Brasil são: Resistência estrutural, conforto acústico e térmico, velocidade construtiva, precisão, proteção contra umidade, sustentabilidade, durabilidade e manutenções.
Para quem quer construir hoje em dia e pesquisa um pouco mais sobre os benefícios que o sistema Steel Frame reúne, com certeza vai optar por ter o melhor, ou ainda assim, acaba não construindo com este método porque não se sente seguro por ser tratar de um método novo.
Porém, agora você sabe que não é novo, e hoje já temos muitas empresas capacitadas no mercado brasileiro.
Portanto, não deixe de buscar mais conhecimento e compartilhar.
Gostou deste artigo? “Quando o Steel Frame chegou no Brasil e sua historia?”
Deixe seu comentário abaixo, sugestões, perguntas, ou nos diga sobre o que mais gostaria de saber sobre este método Light Steel Frame.
Veja também: Reforma casa de madeira.
2 replies to "Quando o Steel Frame chegou no Brasil e sua historia?"
Boa noite, sou academico do decimo periodo de engenharia civio, estou fazendo um artigo comparando steel com alvenaria, achei interessante o conteudo apresentado e gostaria de referencia-lo. Se sim, poderia me passar o autor do texto, desde ja agradeço.
Olá.
Ronaldo Giordani